11 de fevereiro de 2011

Parque Florestal de Sinop

Aproveitando que ainda não me mudei para Curitiba, senti que seria apropriado o momento para falar do local que mais gosto na cidade de Sinop - depois da minha casa é claro! O Parque Florestal, situado entre o Jardim das Primaveras e o Jardim das Palmeiras, na ala norte da cidade, representa um dos 3 vestígios verdes que no passado foram definidos pelos colonizadores para manter a cidade em contato com o meio ambiente - os outros dois são a reserva da UNEMAT e a que fica entre o Jardim Botânico e o Jardim Celeste.


Desde que me mudei para cá, em 2003, estive 2 ou 3 vezes no Parque, mas tenho a impressão que vivi dias lá dentro, pois conheço bem cada canto, seja pelos passeios em família ou pela trilha junto dos colegas e professores da UFMT. O Parque é muito agradável, repleto de árvores da Amazônia e do Cerrado, além dos animais que podem ser vistos da ponte (foto acima, tirada por mim em agosto de 2008), ou mesmo para jogar aquele futebol ou simplesmente sentar e observar as araras passeando no chão!


Junto do Estádio Gigante do Norte (próximo post, quem sabe!) o Parque Florestal representa o que há de melhor para se fazer em Sinop, tratando-se de diversão familiar, é claro! Nossa cidade possui kartódromo, clube de hipismo, boates, redes de fast-food e rios aos mil para pescar e nadar, mas quando penso em atividades ao ar livre, perto de casa, pelo simples prazer do passeio, não há nada como o Parque!


Sinto muito que ele seja pouco valorizado aqui e que exista certas deficiências quanto as suas instalações. Só para constar, no Parque há um grande salão no qual poderia ser feito diversos eventos, inclusive os que envolvem meio ambiente, mas o que fazem nossos políticos e empresários: simplesmente preferem ir aonde haja meia dúzia de aparelhos de ar condicionado!! Quanta iniciativa em relação a natureza!!! Lembro-me de uma reunião do IBAMA sobre a piracema e a regulamentação da profissão de pescador que ocorreu em 2007 na Câmara Municipal. Por que não fizeram a reunião no Parque? A reunião até que foi boa, mas faltou o cenário! Enfim, para homenagear a cidade que me acolheu durante estes 8 anos, resolvi colocar um pouco do que penso e sinto sobre este espaço. Viva Sinop - a 7ª cidade que mais cresceu no Brasil em 2010 - e viva o Parque Florestal - que abriga parte da beleza da nossa terra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário