23 de fevereiro de 2011

Cuiabá: Museu Histórico de Mato Grosso


Boa tarde pessoal, aqui vai mais algumas linhas sobre outro lugar que visitei. Passei várias vezes na frente da porta do prédio que algum dia foi o Tesouro do Estado (1897), e que hoje é o Museu Histórico de Mato Grosso, mas até o momento não havia entrado. Então, na sexta-feira  passada após retornar da escola, onde desenvolveria (não deu muito certo) minha pesquisa do mestrado, pensei, "por que não?".

Bom, ao lado esquerdo deste prédio tem uma agência dos Correios, à frente está a Praça da República e ao lado direito está a Catedral Metropolitana Basílica do Sr. Bom Jesus.

Posso dizer que este lugar apresenta uma riqueza histórica interessante e principalmente para quem quer conhecer um pouco mais sobre o surgimento de algumas cidades, sobre a guerra do Paraguai, sobre os quilombos, ou mesmo sobre os objetos domésticos da época.

Visão externa do prédio do museu. 

Pintura sobre a Batalha Fluvial do Alegre (1867)

Livro de escrituras de compra e venda de escravos (1833)

Móveis e objetos domésticos.

Esta fica de graça para os que compartilham um bom Tererê! (feita em 1939).

Além disto é uma poderosa ferramenta para professores de história, pois existem diversos documentos, cartas e quadros que podem nos aproximar da época da construção das primeiras cidades em nosso estado.

Alguns dos documentos presentes no museu são cópias dos que estão disponíveis no Arquivo Público, que pretendo visitar em alguns dias. Por ora fico por aqui. Um abraço a todos.

Um comentário:

  1. HUMMMM CARA.....GOSTEI COMO ORGANIZOU AS FOTOS!!! PODIA ME EXPLICAR NÉ??? HEHEHEH NÃO SABIA DA EXISTÊNCIA DESSE LUGAR EM CUIABÁ......FOI ATÉ USADO COMO SEDE DO TESOURO!!! SHOW.....

    ResponderExcluir